assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

quinta-feira, 26 de abril de 2012

MVNO - A nova telefonia Móvel Nacional.

O que é um MVNO?


O Mobile Virtual Network Operator (MVNO) ou Operador móvel virtual é um operador de celular que:
  • Não possui rede própria nem frequências.
  • Utiliza a rede de outras operadoras
  • Compra no atacado (minutos, SMS, dados,...)
  • Paga um preço com desconto em relação ao preço médio do varejo ou tem participação na receita.
O MVNO de sucesso tem:
  • Foco em segmento do mercado mal servido
  • Proposta de valor única para este segmento (superserviço)
  • Acesso a canais de distribuição não tradicionais
  • Menor custo de aquisição
  • Baixo custo operacional

Exemplos de segmento de mercado: grupos étnicos, corporativo, jovens e estudantes de universidades.


Modelos de negócio do MVNO


A tabela a seguir apresenta 3 modelos básicos de relacionamento do MVNO com a operadora.


Modelo
Rede
OSS, VAS,
CRM, Billing
Conteúdo
Aplicações
Marca
Distribuição
1
Operadora
Operadora
Operadora
MVNO
2
Operadora
Operadora
MVNO
MVNO
3
Operadora
MVNO
MVNO
MVNO


O MVNO pode adotar diferentes modelos de negócio:
  1. Atua como revenda colocando sua marca e fazendo a distribuição. Demais funções ficam com a operadora.
  2. Oferece também conteúdo e aplicações. Utiliza o OSS, VAS, CRM, Billing da Operadora.
  3. Se responsabiliza por toda a cadeia exceto a rede e compra apenas minutos, SMS e dados da operadora.
Ter uma infraestrutura própria para executar todas as funções do modelo 3 dá mais flexibilidade ao MVNO mas implica em um investimento maior.

MVNE

Uma solução intermediária é utilizar um Mobile Virtual Network Enabler (MVNE) para implementar parte das funções como OSS, VAS, CRM e Billing. Um MVNE é uma empresa diferente da operadora que possui estes sistemas e presta serviços para um ou mais MVNOs.


Vantagens e riscos para as Operadoras


Para existir MVNO em um país é necessário que pelo menos uma das operadoras de celular considere vantajoso se associar a um MVNO.

A principal vantagem para a operadora é a possibilidade de aumentar a receita e base de clientes com menor custo de aquisição.

Os possíveis riscos que o MVNO trás para as operadoras são a perda dos melhores clientes, aumento da competição e do churn. De qualquer forma é melhor para a operadora perder clientes para um MVNO associado do que para um MVNO do concorrente.







Fonte: Teleco
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário