assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MELHORANDO O DESEMPENHO DO WINDOWS ATRAVÉS DO PRÓPRIO WINDOWS

O tema da aula era "Como poderia melhorar o desempenho de um computador pessoal, ou de algum cliente, que está extremamente lento tanto pra iniciar quanto no seu funcionamento". Alguns de vocês podem se perguntar que já postei aqui mesmo um artigo que falava sobre isso ("Entenda por que você não precisa formatar o Windows frequentemente"), em que também abordei alguns pontos sobre desempenho, porém, a finalidade do post de hoje é mostrar que o próprio Windows possui ferramentas que auxiliam seus usuários a manter seu computador mais ágil.

Normalmente a primeira situação que pensamos quando um computador está lento é que devemos fazer um upgrade, ou seja, trocar o HD por um maior ou adicionar mais memória. Entretanto o que não pensamos é que antes disso podemos realizar algumas ações corretivas que melhore essa lentidão sem precisar, de imediato, mexer no hardware do equipamento.

Eu pergunto: Quais são as principais causas que podem causar lentidão no computador? Algumas das respostas possíveis são a falta de espaço em disco e pouca memória. Correto. Eu diria também que o HD com arquivos fragmentados também pode ser uma causa. Outra, poderia ser excesso de arquivos temporários no disco. Mais uma causa é a errada configuração do Windows que "carrega" muitos itens gráficos que enchem a memória de bobagens. E por último, vc já configurou a memória virtual do seu Windows?

Para todas essas situações, o Windows possui ferramentas de correção que vou ilustrar uma a uma. Para um melhor resultado, vc deve executar essas tarefas no seu computador exatamente na ordem que estou listando abaixo.

1) Limpeza de Disco.
Conforme dito anteriormente, uma das causas de lentidão do Windows são lixos de arquivos que ficam dentro do HD. Esses lixos são chamados de arquivos temporários e um dos maiores causadores desses arquivos temporários é a Internet. Essa ferramenta que vamos ver agora é utilizada pra apagar esses arquivos.

Para abrir, clique em Iniciar => Programas (ou Todos os programas) => Acessórios => Ferramentas do Sistema => Limpeza de disco.

a) Caso o seu HD tenha mais de uma partição, essa tela será a primeira. Selecione C: e clique em "OK".


b) Aguarde enquanto o aplicativo verifica os arquivos temporários do seu HD.


c) Selecione todos os itens e clique em "OK".


Pronto! Todos os arquivos temporários foram deletados!

2) Desfragmentador de Disco
O tempo de uso do micro ou quando o usuário tem o hábito de instalar e desinstalar programas com freqüência pode acarretar uma bagunça nos arquivos dentro do HD. Essa ferramenta serve pra “colocar os arquivos no lugar”. Esse procedimento deve ser efetuado sempre após a limpeza do Disco.

Para abrir, clique em Iniciar => Programas (ou Todos os programas) => Acessórios => Ferramentas do Sistema => Desfragmentador de Disco

a) Selecione C:, clique no botão "Desfragmentar" e aguarde.




Pronto! Ao final desta desfragmentação os arquivos estarão organizados dentro do HD, agilizando a leitura dos mesmos.


3) Memória Virtual
É um recurso do Windows para utilizar um determinado espaço do Disco Rígido com a mesma função que ele utiliza a memória RAM, como se fosse uma memória extra. Para configurar a memória virtual deve-se fazer assim:


a) Acesse as propriedades do sistema. Clique na aba “Avançado”.
Na tela “Desempenho”, clique no botão “Configurações”.




b) Clique na aba “Avançado” e na tela “Memória Virtual”, clique no botão “Alterar”.




c) Clique na opção “Tamanho Personalizado”. Escreva nos campos “Tamanho inicial” e “Tamanho Máximo” o número correspondente a 3 vezes o valor de memória RAM do micro. Depois clique em “Definir”. Se o HD tiver duas partições, escolha preferencialmente a D: ou subsequentes. Clique "ok" em todas as telas abertas.



Veja que na partição selecionada (C: ou D:) aparecerá um arquivo (oculto) chamado “PAGEFILE.SYS” exatamente do mesmo tamanho que foi definido para a memória virtual


4) Configurações de Desempenho
Existe uma outra configuração muito importante que melhora bastante o desempenho do computador. Siga os passos adiante.


a) Acesse as propriedades do sistema. Clique na aba “Avançado”.
Na tela “Desempenho”, clique no botão “Configurações”.





b) Na aba “Efeitos Visuais” selecione a opção “Ajustar para obter o melhor desempenho”.
Clique "OK" em todas as telas.








Depois de todas essas configurações, reinicie o seu computador. Caso o mesmo continue lento, comece a pensar de fato em realizar um upgrade no seu equipamento.


Espero te ajudado!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...