assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

terça-feira, 19 de junho de 2012

IBM anuncia que tem o computador mais poderoso do mundo

IBM anunciou hoje que roubou o primeiro lugar da lista dos "top 500 supercomputadores do mundo com o seu Sequoia. O computador será usado pela NNSA, o braço do governo americano responsável pela segurança nuclear dos Estados Unidos, é capaz de 16,32 petaflops ou mais de 16 quatrilhões de cálculos por segundo.
IBM Sequoia (Foto: Divulgação)IBM Sequoia (Foto: Divulgação)
 A NNSA disse que planeja usar o supercomputador para criar simulações que permitem entender de forma mais abrangente o desempenho de armas e propriedades de materiais em casos de pressão e temperaturas extremas. Nos seus componentes o Sequoia usa arquitetura Blue Gene/Q, tem 1,6 milhão de núcleos de processamento e 1,6 petabyte de memória RAM.
O computador marca o retorno de um equipamento norte-americano na lista dos 500 supercomputdores mais poderosos do mundo, que antes era dominado por empresas orientais. O nome que ocupava a posição até então era o HPC Fx10 da Fujitsu, que tem poder de processamento de 10,51 petaflops.
Mesmo que a IBM tenha roubado o lugar da Fujitsu ela pode perder a colocação em breve e para a mesma empresa. A Fujitsu já anunciou que um novo supercomputador com capacidade para 23,2 petaflops está em desenvolvimento e deve ser comercializado ainda esse ano.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...