assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Trabalhando com programas pesados no Windows XP


Você já deve ter trabalhado com programas pesados. Edição de vídeo é um caso clássico. O ponto mais crítico é a geração do arquivo de vídeo, quando é preciso aplicar um CODEC que exige muito processamento, como o DIVX e outros tipos de MPEG. Como regra geral, qualquer operação de codificação de vídeo e áudio tende a exigir todo o tempo livre do processador. Dependendo do volume de dados a serem processados, o tempo total pode ser muito grande, facilmente passando de uma hora (a conversão de DVD para CD em um Pentium III/1 GHz demora cerca de 8 horas). Normalmente queremos realizar outras tarefas enquanto o trabalho pesado é feito. Por exemplo, podemos precisar fazer uma consulta à Internet, ler e-mails, processar textos. Na maioria das vezes, mesmo tarefas leves que não chegariam a consumir 10% de uso do processador ficam extremamente lentas porque um trabalho pesado está consumindo 100%.
Podemos melhorar bastante esta situação alterando a prioridade das tarefas no Windows XP. A idéia é configurar uma prioridade menor para a tarefa pesada que está quase monopolizando o uso do processador. Desta forma, tarefas mais leves de primeiro plano poderão ser executadas com prioridade, e somente nos momentos de ociosidade seria executada a tarefa pesada. Se uma tarefa leve em primeiro plano ocupar 20% de uso do processador, por exemplo, uma tarefa pesada em segundo plano terá praticamente 80% do tempo do processador. Poderá ser executada normalmente (apenas demorará um tempo ligeiramente maior para ser concluída) enquanto usamos outras tarefas leves em primeiro plano, sem perceber lentidão. Este procedimento já é usado automaticamente por alguns programas, como o FLASKMPEG, conversor de DVD para AVI (permitindo a gravação de um filme de duas horas em CD). Este programa tende a usar 100% do processador, mas opera com prioridade mínima. Aproveita então os breves momentos de ociosidade existente durante o uso normal do computador. Como resultado, podemos usar o computador normalmente durante o uso do FLASKMPEG, sem notar lentidão.
A maioria dos programas pesados entretanto não é tão “gentil” assim, e tendem a usar 100% do tempo do processador com prioridade alta, tornando praticamente inviável o uso de outros programas simultaneamente. Para resolver o problema, reduza a prioridade do programa pesado que está monopolizando a máquina. No Windows XP, ative o Gerenciador de tarefas (pressione Control-Alt-Del). Clique em Processos e a seguir em CPU, para colocar todos os processos por ordem de uso da CPU. O processo que usa maior porcentagem é o que está monopolizando o processador. No nosso exemplo é o VSTUDIO.EXE, que está consumindo mais de 90% do tempo de CPU. Clique-o então com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Definir prioridade. Mude-a de “Normal” para “Abaixo da normal”. O programa passará então a ficar sempre em último lugar na fila para uso da CPU. Apenas quando nenhum outro programa precisar usar o processador, o programa pesado será executado.  




Alterando a prioridade de um processo

Para entender como esta mudança de prioridade funciona é preciso levar em conta que o tempo do processador é dividido em pequenos intervalos de alguns milésimos de segundo. Cada um desses intervalos é chamado de time slice (fatia de tempo). Todos os processos em execução ficam em uma fila para receber um time slice. Por exemplo, ao usar um editor de texto, durante o pequeno intervalo de tempo entre a digitação de dois caracteres consecutivos, o processador pode “congelar” momentaneamente o editor para dedicar time slices para outros processos. Esses pequenos períodos de ociosidade serão dedicados a outros programas. O programa pesado que antes monopolizava o uso da máquina agora será o último a obter time slices. Como durante o uso de programas comuns, existem muitos time slices livres (não existem programas requerendo atenção imediata do processador), sobrará muito tempo livre para a execução do programa pesado, mas sem tornar a máquina lenta.
OBS: O processo de menor prioridade no Windows é o “Tempo ocioso do sistema”. Só é executado nos instantes em que nenhum outro processo requer o uso do processador. Conforme executamos programas pesados, ou um número grande de programas mais simples, a porcentagem de uso da CPU para este processo tende a diminuir.


Dica de Laércio Vasconcelos 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...