Segundo os dados da empresa, o volume de pragas para o Android vem aumentando ano após ano. O índice foi de 66% no ano anterior e de 11% em 2010.
No segundo lugar como SO com mais ameaças digitais aparece o Symbian, software da Nokia que já foi descontinuado, mas continua recebendo suporte. Foram 19% das ameaças identificadas pela companhia.
O iOS, segundo sistema operacional mais popular do mercado, corresponde a 0,7% dos malwares encontrados pela F-Secure em 2012.
Entre as principais tendências que a empresa reportou em seu relatório está a popularização de aplicativos maliciosos que se instalam no celular da vítima e enviam SMS para números controlados pelos hackers. O dinheiro é debitado da vítima e repassado aos cibercriminosos.
Vale lembrar que o Android é uma plataforma aberta e amplamente difundida em uma infinidade de aparelhos diferentes, o que abre margem um volume muito grande de problemas. O IOS é totalmente fechado e restrito ao iPhone, iPad e iPod Touch, então é natural que seja um ambiente mais controlado.
Fonte: Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário